segunda-feira, 25 de maio de 2009

Resenha: Falcão – Meninos do Tráfico


Alex Pereira Barbosa mais conhecido como MV Bill, carioca da Cidade de Deus, músico, deu uma virada em sua vida após assistir na adolescência ao filme “As Cores da Violência” e Celso Athayde é um dos mais atuantes empresários de rap e hip-hop do país e um dos fundadores da CUFA (Central Única de Favelas).

No livro Falcão - Meninos do Tráfico, os autores expõem relatos interessantes, que foram gravados durante a produção de um documentário, sobre jovens de todo o país, envolvidos no tráfico de drogas. As rotinas deles, brincadeiras e sonhos idealizados para o futuro, mesmo estando dentro de uma “empresa” do tráfico controlada pelas mazelas sociais.

Os autores mostram também, a realidade de jovens, que nascem e morrem dentro de favelas, sem nem mesmo conhecer outros lugares da própria cidade onde moram, pois se eles saem de lá, acabam morrendo mais cedo do que se permanecessem no mesmo lugar. Os fatos expostos pelos autores nos mostram como mães, famílias e os próprios jovens sofrem com esse tipo de situação, porque na realidade o que muitos deles mais querem, é viver uma vida tranqüila e trabalhar dignamente.

Os depoimentos que os autores conseguiram colher chocam, e deixam qualquer indivíduo estarrecido com a situação que chegou o nosso país. Pois, nos depoimentos, como também no livro Cabeça de porco, os jovens declaram que, o tráfico acaba trazendo para as favelas, mais benefícios do que o governo. A obra faz refletir, sobre a possibilidade de gerar alternativas para salvar crianças e adolescentes do tráfico e, fazê-las acreditar que o sonho idealizado por elas, ainda tem chance de se concretizar, como também, tentar parar com tanto sensacionalismo exposto pela mídia, ao qual gera mais violência e corrupção no mundo.

Esta obra é indicada a todos os indivíduos, na intenção de corrigirmos os erros gerados pelos preconceitos existentes dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Rádio Educadora FM