terça-feira, 26 de maio de 2009

Resenha: Cabeça de porco


Luiz Eduardo Soares, antropólogo e cientista político, conhecido por sua atuação principalmente na Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, MV Bill, músico e Celso Atayde, empresário e produtor musical.


Os autores expõem no livro Cabeça de porco, as suas próprias experiências vividas através de pesquisas, sobre como o tráfico de drogas, a violência e o descaso imperam em diversas cidades brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro, que se tornou uma espécie de “espelho idealizador” para outros estados, provocando uma realidade subumana nas favelas de todo o país.

Assim como mostram, o quanto cada indivíduo que compõe nossa sociedade, é causador dessa guerra absurda impregnada em cada favela, orientada por crianças e adolescentes desprovidos de uma vida digna, para manter-se inseridos no sistema ao qual nossa sociedade é subordinada.


A obra também nos mostra, que apesar de existir sofrimento e ódio nos corações desses indivíduos, obrigados pelo nosso sistema a continuar nessa situação catastrófica, ainda existe uma preocupação com o próximo, e uma exigência de amor e atenção, na tentativa de reerguerem-se novamente para uma vida digna e livre de tanto sofrimento e descaso.

Em suma, a obra visa esclarecer, como a parte dominadora da sociedade, mantém os indivíduos das favelas excluídos do próprio “mundo” através da polícia, para não perturbar a paz dos economicamente saciados. Os autores conseguem comover e provocar motivação, a ação de qualquer indivíduo, através desta, causando vontade de envolverem-se em causas sociais, as quais provocariam mudanças positivas, concretas as sociedades carentes, existentes não só aqui no Brasil, como no mundo.


Esta obra não é só indicada para estudantes e sim para toda população, com o objetivo de fazer brotar no coração de cada ser, o amor ao próximo e a luta por uma vida digna a todos.

Nenhum comentário:

Rádio Educadora FM