domingo, 21 de junho de 2009

Conceitos e comparação dos leitores: contemplativo e imersivo

Com a Revolução Industrial e o surgimento de máquinas que passou a facilitar a vida do homem, principalmente a máquina de impressão, onde textos foram se juntando e transformando-se em livros, surgiu um leitor com a necessidade de adquirir mais conhecimento e desenvolver o seu intelecto.

Um leitor que surgiu, com a necessidade de interagir com o próprio pensamento, com um mundo individual, que necessita do silêncio e de um espaço, onde ele possa realiar suas leituras, comparando-as com outras bibliografias já utilizadas, é o leitor contemplativo.

Leitor este, que se debruça num livro viajando num mundo, muitas vezes, desconhecido por quem está ao seu redor. O leitor contemplativo, surgiu no século XVI, quando a necessidade de leitura silenciosa, tornou-se indispensável para o desenvolvimento intelectual.

Além do leitor contemplativo já citado acima e o leitor movente que surgiu com o desenvolvimento econômico e a evolução tecnológica, onde as informações passaram a circular com agilidade e transformando-se em mercadorias, misturando-se com sons e imagens que complementam esta comunicação, numa sociedade cuja memória de muitos indivíduos, devido a este desenvolvimento social, passou a ser instantânea e a transferir tudo para objetos do arcabouço tecnológico, foi preparando um novo tipo de leitor.

Indivíduo que originou-se no fim do século XXI, com um novo modo de leitura, que surgiu com a invençãoda internet. Leitor que navega, por um universo onde tudo depende da sua própria iniciativa, para descobrir caminhos ainda pouco conhecidos, dentro de um espaço que simula a realidade, chamado de ciberespaço, é o leitor imersivo ou virtual.

O imersivo é o tipo de leitor que navega por nós e nexos, descobrindo através da tela do computador e do clique do mouse, uma linguagem hipermidiática, linguagem esta, que o próprio leitor constrói com outros indivíduos conectados a este mundo do imaginário humano, o ciberespaço. Este leitor, pode ler em qualquer hora e em qualquer lugar, os textos incrementados de sons e imagens, pois ele, possui ferramentas que, com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, foisurgindo para facilitar a vida do homem e possibilitar novas descobertas.

Mas, este leitor, que ainda está sendo conceituado por estudiosos da área, não anula nem o contemplativo e nem o movente, pois estes, acabam se completando. Contudo, o leitor contemplativo é um leitor que realiza uma leitura individual, solitária e linear, enquanto o outro, o imersivo, interage com outros tipos de leitores, por entre nós e nexos, fazendo leituras não lineares, que permitem maiores possibilidades de adquirir conhecimentos múltiplos.

Obs.:Texto produzido para avaliação da disciplina Oficina de Jornalismo II, ministrada pela professora Cristina Mascarenhas.

Nenhum comentário:

Rádio Educadora FM