sábado, 19 de julho de 2008


COOPERCONFEC

DESAFIO E SUSTENTABILIDADE
Com o objetivo de inserir mulheres na sociedade e de combater a desigualdade social, a COOPERCONFEC – Cooperativa de Confecção da Comunidade de Plataforma, juntamente com o SENAI, capacita mulheres dos arredores do Parque São Bartolomeu, subúrbio ferroviário de Salvador, para o mercado de trabalho.
A cooperativa que começou há dez anos com 40 mulheres, na associação de mães no bairro do Cabrito, hoje com toda garra da única mulher que resta da primeira formação, Maria Lima, presidente da cooperativa, das dez cooperadas e com o apoio do PANGEA- Centro de Estudos Socioambientais permanecem na luta para ampliação do projeto. “O que não é muito fácil”, fala Núbia Ferreira, 27, encarregada de produção.
Segundo Núbia, o projeto ganhou estrutura através do prêmio que recebeu em dezembro de 2005, em primeiro lugar na Categoria Empreendedor Social, do Programa Bahia Inovação, realizado pela FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. A partir desse prêmio, as mulheres da cooperativa, ganharam um espaço maior para a realização das atividades, inaugurado pelo Governo do Estado, a Cooperação Italiana, AVSI e o Banco Mundial.
“Temos clientes como Pierre Verge que traz bolsas para serem costuradas por nós, da webdesigner Góia Lopes, da marca DIDARA, que traz suas peças para costurarmos e de outras empresas, mas ainda sim, precisamos de mais apoio”, explica Núbia. “Tem semana, por exemplo, que não temos produção, e no final do mês, temos pouco dinheiro para dividir entre as cooperadas, que são mães de família, e precisam pagar suas contas”, desabafa Sleide Arruda, 33, costureira.
A pesar do projeto passar por algumas dificuldades, contém ótima estrutura, e um quadro de normas de organização para o andamento das atividades como: horário de chegada e saída das cooperadas, freqüência e limpeza do local. Contendo também, salas para reuniões e treinamentos com TV e vídeo, secretaria com computador, equipamentos e pessoas capacitadas como psicóloga, operador de telemarketing, costureiras, entre outros.

INFORMAÇÕES
Para quem tiver interesse em ajudar o projeto basta, ligar para: 3218-3624 ou entrar em contato através do e-mail: aliceedna@terra.com.br.

Nenhum comentário:

Rádio Educadora FM