sábado, 10 de maio de 2008

Economia brasileira: uma incógnita permanente

Inflação, juros, PIB, SELIC são termos que fazem parte do nosso dia a dia, mas desconhecidos por milhões de brasileiros participantes efetivos da economia do país. Desde o surgimento desses assuntos econômicos, a população brasileira padece da insuficiência de informações que venham elucidá-la.
Alguns autores de livros que falam sobre o jornalismo econômico, chegam até a relatar, que há uma falta de interesse dos jornalistas em apurar detalhadamente os assuntos ligados à economia. Mas sentimos que na maioria das vezes, o que carece não é só interesse, é participação ativa de todos, até mesmo do próprio presidente.
Após ter sido questionado em Haia sobre o transtorno que o aumento da inflação poderia causar sobre os juros, o presidente Lula falou para vários veículos de comunicação, que não iria “dar nenhum palpite” sobre o acontecimento, dizendo ainda, que isso não é responsabilidade dele. Se não é responsabilidade dele, elucidar a sociedade sobre a economia do país, de quem será então?
Os repórteres brasileiros pediram para Lula em rede nacional, algumas explicações. Ele apenas respondeu que não teria nada a esclarecer. Só falou no economês, termos desconhecidos pela maioria dos indivíduos, que não seria a redução de 0,25% e outros “centos” mais, que iriam transtornar a economia da nação.
Mais uma vez, diante de toda rede nacional, ficamos a mercê de esclarecimentos inadequados sobre “nossa” economia. Como se já não bastasse, ao questionarmos sobre a alta dos juros, dúvida de muitos participantes ativos da economia do Brasil, fomos chamados de loucos pelo próprio presidente, indivíduo que elegemos e confiamos à “casa da gente”.
Chega de repetir a mesma história. Já que não está sendo possível mudar a situação econômica do país, então como cidadão, quero ter o direito a informação adequada sobre as taxas de juros, para quando pegar um empréstimo no banco, saber ao menos quanto irei pagar dessa tal taxa revoltante, a chamada spread bancário, que significa sei lá o que e vale sei lá quanto.

Nenhum comentário:

Rádio Educadora FM