domingo, 26 de abril de 2009

Ler no ônibus é recomendável ou prejudica a saúde?

Diariamente, nos diversos ônibus em Salvador, pessoas de todos os níveis sociais lêem para adquirir conhecimento sobre os variados assuntos ou estudam para determinada avaliação. Esse tipo de atitude prejudica os olhos ou não gera nenhum tipo de problema? De acordo com algumas pessoas entrevistadas, ler no ônibus causa enjôo, tontura e dor de cabeça.

Luciana Dias, 37, auxiliar de faturamento, disse que lia muito no ônibus durante o percurso para o trabalho, mas que diminuiu a freqüência devido aos comentários de amigos sobre o deslocamento da retina, a camada fina que forra a parede interna do olho. Mas, de acordo com especialistas, o deslocamento da retina só ocorre com algum tipo de traumatismo mais violento, de impacto: um soco, um ferimento com objeto penetrante ou coisa semelhante. A diabete também pode causar o problema.

“Eu leio de teimosa, quando tenho prova na faculdade, pois fico nauseada”, diz Djane Muniz, 33. A estudante foi ao oftalmologista achando ter um deslocamento da retina, mas a especialista explicou que essa náusea não se associava à leitura.

De acordo com a oftalmologista Mônica Pinto, não existe nenhum problema em ler no ônibus. “Se houvesse problema, metade da população da Europa estaria com a visão prejudicada devido à quantidade de pessoas que lêem em ônibus existentes no país. Lá, porém, o índice de pessoas com a visão prejudicada, continua o mesmo”, garante Mônica.

Nenhum comentário:

Rádio Educadora FM