sábado, 20 de agosto de 2011

ESPECIAL: ELEMENTO X





Ganhei uma cópia do CD do Elemento X e fiquei encantada com as músicas. Olha, eu nem sou fã de rap! Mas, as letras que falam sobre as mazelas das periferias do Brasil e do povo negro e pobre me deixaram impressionada e arrepiada!
O grupo de rap Elemento X foi criado em 1996, composto pelo DJ Edílson, o rapper Gomez e o vocalista Dinho, que por motivos pessoais se afastou em 2003. O grupo se apresentou com grandes nomes do rap como Racionais MC’s, SNJ, Thaíde e Xis, como também, se fez presente em Brasília em frente ao Congresso Nacional, durante uma manifestação popular em 1998. Em outubro de 2000, o Elemento X lançou o CD Genocídio, voltando a se apresentar em Brasília e em outras cidades da Bahia. Em 2003 o grupo desapareceu, levando com eles a criatividade, o talento e as mensagens que tentavam conscientizar o povo da periferia sobre a situação dos becos e guetos.
No dia 13 de setembro do ano passado, o blog Dentro da Rede, publicou a volta do Elemento X com o lançamento do mais novo CD, mas, depois disso, não ouvimos falar mais nada sobre o grupo.
Onde anda o Elemento X? Cadê vocês meninos, seus fãs querem o grupo de volta! Dinho meu amigo, acho que você está se perdendo onde está, seu papel é transmitir a nação as mensagens concatenadas pelo grupo Elemento X.

Esperamos por vocês!


Fotografias: Blog  - Olha onde a favela chegou

Obs: Gostaria de agradecer a Paulo Brazil por postar um comentário me comunicando sobre a postagem sem os créditos nas fotografias. Desculpo-me aos donos pelo grande erro cometido.    

4 comentários:

Florisvaldo(Dinho) disse...

Suanne adorei a materia nossa como voltei no tempo, quanta saudades,quase que nao tenho palvras, boas lembranças fico muito agradecido, que Deus te abençoe e ele te dê uma boa sorte.

Anônimo disse...

Essas imagens do ELEMENTO X que a "autora" desse texto publicou, foi evidenciada no Blog: Olha Onde A Favela Chegou, em 2010. Só acho que a mocinha deveria ter dado os créditos do Blog que extraiu as imagens.

Muito feio isso!!!

Anônimo disse...

Olá Suane Mendonça! Tudo bem!?

Acabei de ler o seu artigo sobre o Elemento X e achei interessante a sua publicação. Assim como você, também sou fã do Elemento X! Mas o motivo do meu comentário aqui no seu espaço é outro.

São as imagens aqui publicadas em seu artigo, as quais foram extraídas de uma publicação nossa de quase um ano antes (os links de ambos os blog´s com as respectivas datas das publicações podem comprovar a minha afirmação) e ainda temos o material original impresso das matérias.

Cara Suane, vejo que em sua publicação você extraiu imagens bem especificas de um blog o qual escrevo, o blog Olha Onde a Favela Chegou. O que do nosso ponto de vista não tem nenhum problema! Mesmo porque a nossa proposta e justamente difundir as informações e não retê-las, porém difundi-la com responsabilidade!

As suas imagens foram retiradas do blog o qual faço parte e você não teve o cuidado de nos dar os devidos créditos das imagens utilizadas!
Volto a reiterar, como temos o propósito de difundir a informação, não temos o menor problema em que outros veículos de comunicação, sobretudo os independentes, utilizem imagens, entrevistas (parciais ou totais) ou qualquer outro artigo de nossas publicações e/ou acervo, com tanto que cite a nossa fonte!

Nós do blog especializado na Cultura e no Movimento Hip Hop baiano Olha Onde a Favela Chegou estamos abertos a uma comunicação mais ampla e clara!

Atenciosamente,

Paulo Brazil!!

Militante do Movimento Hip Hop e colaborador do blog Olha Onde a Favela Chegou.

Suane Mendonça disse...

Prezados, boa noite!

A priori, pedirei desculpas pelo erro ocorrido - a não postagem dos créditos das imagens. Mas gostaria de dizer também, que essa postagem não foi para alavancar créditos a pessoa que vos escreve e sim, para homenagear um grande amigo (Florisvaldo - o Dinho)que participava desse grupo e que passei a admirar e ter respeito pelas músicas e fatos ocorridos durante seu momento de sucesso. Mais uma vez, desculpo-me por não ter visto esse erro logo, pois como vocês podem perceber, já fazem 3 anos que não escrevo para esse blog e agradeço a Paulo Brazil pela compreensão e delicadeza nas palavras ao identificar que coloquei as suas fotos no meu blog. Vou consertar esse erro colocando os devidos créditos.

Obrigada,

Suane Mendonça

Rádio Educadora FM